Você está com dúvidas sobre como fazer o teste de Covid sem precisar sair de casa? Será que é realmente seguro realizar o exame dessa maneira?
Durante os primeiros meses de pandemia de Coronavírus, os testes de Covid-19 eram extremamente escassos.
Você precisava de uma recomendação médica para fazer o teste e, para isso, era necessário atender a critérios específicos, como febre e outros sintomas da doença provocada pelo vírus.
Agora, não estamos mais lutando tanto com a escassez de kits de teste de Coronavírus, inclusive, temos acesso a testes que podem ser realizados no conforto de casa.
Esses exames eliminam a necessidade de alguém que está se sentindo mal de ir a um local de teste ou clínica, o que significa que menos pessoas são expostas ao vírus.
Depois de meses de pandemia, os testes continuam sendo essenciais para desacelerar a propagação do vírus, porque identificam as pessoas que são portadoras do vírus, tanto as que estão doentes quanto as que não apresentam sintomas.
Uma vez que as pessoas estão cientes de que estão infectadas, podem tomar as medidas adequadas para evitar a exposição de outras pessoas.
Continue a leitura para saber como fazer o teste para Covid sem precisar sair de casa!
Veja também
- 101 receitas deliciosas para diabéticos
- Conheça os cinco melhores aparelhos para medir a glicose
- Alimentação Inteligente para Diabéticos
Testes para Covid que podem ser feitos em casa
Atualmente, existem dois tipos de testes para Covid que podem ser feitos em casa, são eles: teste de cotonete e teste de saliva. Entenda a seguir como cada exame é realizado.
Teste de saliva para Covid
Assim como fazer um teste de DNA, os testes de saliva fazem que você cuspa em um tubo, para que depois ele seja lacrado e enviado para um laboratório.
Esses testes não são invasivos e podem ser feitos facilmente em casa, o que ajuda a proteger os profissionais de saúde contra a exposição ao coronavírus nos locais de teste e ainda reduz a demanda por equipamentos de proteção individual.
Esse foi o primeiro tipo de teste caseiro e, originalmente, só poderia ser obtido com a receita de um médico. Agora, você pode solicitar o seu exame em diferentes laboratórios.
Os testes de saliva são muito menos invasivos, menos desconfortáveis e apresentam menos risco para os profissionais de saúde.
Teste de cotonete para Covid
Os testes de cotonete exigem que você esfregue a parte interna do nariz ou bochecha para coletar uma amostra que pode ser testada para o coronavírus.
Embora muitos testes de cotonete coletem uma amostra do fundo da passagem nasal, as versões caseiras são menos invasivas.
O teste é realizado com um cotonete especial incluso no kit que o paciente usa para tirar uma amostra da passagem nasal e, em seguida, você envia a amostra de volta para o laboratório, para que sua análise seja feita.
Inicialmente, esse teste exigia a recomendação de um médico, mas desde então ele está disponível para diversos laboratórios.
Ambas opções de testes podem ser adquiridas por laboratórios e empresas especializadas em análises genéticas. Muitas delas oferecem a compra do teste diretamente pelo site, tornando o processo ainda mais prático.
Fazer o teste em casa é a melhor opção?
Fazer ou não um teste para Covid em casa é uma decisão que vai depender de alguns fatores.
Se você ainda não se sente confortável em fazer o exame em casa, o ideal é que passe com um médico para que ele te oriente da melhor maneira possível.
O que precisamos dizer é que os testes para Covid estão sendo realizados em casa e já se mostraram muito eficazes em obter resultados.
Além disso, existem diversos benefícios em fazer o exame em casa. O conforto de não precisar saber de casa é apenas uma das vantagens.
Ao realizar o teste para Covid em casa você estará evitando de sofrer exposição a pessoas que podem ter o vírus. E, caso você esteja com Covid, também estará prevenindo que outras pessoas sejam contaminadas.
Depois de fazer o teste, se preferir, passe com o seu médico de confiança para tirar suas dúvidas ou receber as orientações necessárias no caso de resultado positivo.
Conclusão
Agora que você já sabe que é possível fazer o teste para Covid sem precisar sair de casa, lembre-se das vantagens de optar por essa opção.
Para ter a certeza de que estará fazendo um teste seguro e eficaz, pesquise por laboratórios e empresas que sejam reconhecidas no mercado. Isso é fundamental para que você tenha a tranquilidade de fazer um procedimento confiável.
Se tiver qualquer dúvida sobre prevenção contra o Coronavírus, acompanhe o site do Ministério da Saúde.
Além disso, se tiver qualquer outra dúvida sobre a Covid ou o teste para a sua detecção, fale com um profissional na área da saúde.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que agora esteja claro como fazer o teste para Covid sem precisar sair de casa e quais são as vantagens de escolher essa opção.