A cada ano, o número de pessoas detectadas com diabetes cresce em número alarmantes. Isso sem contar aqueles que não sabem que estão com a doença. E grande parte desse problema está exatamente na rotina desses grupos.
Com o dia a dia cada vez mais agitado, as pessoas esquecem da alimentação mais saudável e se exercitar fica em segundo plano (sempre). E aí, como sabemos, não tem jeito: o diabetes tipo 2 pode dar as caras.
Se continuarmos nesse ritmo, a tendência não é nada animadora. E as estatísticas mostram isso. Quer saber sobre a realidade do diabetes hoje e no futuro? A gente mostra.
Diabetes ao redor do Planeta
A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que em torno de 422 milhões de adultos estão com diabetes no mundo. Se fizermos uma rápida matemática, baseada nos números ditos pelas instituições nacionais e internacionais, cerca de 90% dos diabéticos têm o tipo 2 da doença. Portanto, é bem provável que mais de 370 milhões de pessoas têm o diabetes tipo 2 no mundo.
Veja também
- 101 receitas deliciosas para diabéticos
- Conheça os cinco melhores aparelhos para medir a glicose
- Alimentação Inteligente para Diabéticos
Diabetes no Brasil
Aqui, temos dois números. O primeiro vem da Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o IBGE. De acordo com os dados do estudo, 9 milhões de brasileiros estão com diabetes. Isso corresponde a mais de 6% da população.
Já os dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, indicam mais de 12 milhões de brasileiros.
Por sexo
No comparativo entre homens e mulheres, elas totalizam 7% (5,4 milhões de mulheres com diabetes). Já eles, 5,4%, o que corresponde a 3,6 milhões.
Por idade
Na mesma Pesquisa Nacional de Saúde, o diabetes foi dividido por faixa etária: 0,6% entre 18 a 29 anos; 5% de 30 a 59 anos; 14,5% entre 60 e 64 anos e 19,9% entre 65 e 74 anos. Para aqueles com 75 anos ou mais de idade, o percentual foi de 19,6%.
Futuro do diabetes
Em 2040, a estimativa é que 642 milhões de pessoas ao redor do Planeta estejam com diabetes. Portanto, a previsão é que mais de 570 milhões serão detectadas com o tipo 2 da doença.