Dicas para aproveitar o máximo do seu plano de saúde
Categorias:

8 Dicas para aproveitar o máximo do seu plano de saúde

Em muitas famílias é indispensável o uso do plano de saúde, considerando que ele proporciona um atendimento médico de qualidade e segurança em caso de emergências.

Entretanto, é necessário saber que o sistema brasileiro de saúde suplementar requer  grande esclarecimento quanto a utilização dos serviços, com intenção de assegurar a preservação do setor.

Segundo a pesquisa do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), a despesa dos planos de saúde com operações hospitalares e exames inadequados, desperdícios e fraudes calcularam aproximadamente R$ 28 bilhões no ano de 2017, isso significa 19,1% de todo gasto auxiliar no período.

Essas despesas afetam significativamente a condição dos serviços concedidos e os preços dos planos, que acaba aumentando nos períodos de reajustamento.

O plano de saúde para empresas é um seguro geral, isto é, quando você faz uma consulta ou uma intervenção médica, as despesas são divididas para todos os membros. Desta maneira, para que o plano não tenha reajustamento é necessário que a colaboração dos membros e da empresa seja o bastante para pagar os custos. No momento em que o uso excede a prescrição, temos o que se chama de sinistralidade.

Desse modo, é fundamental a colaboração ativa de todos os elementos comprometidos, incluindo médicos, hospitais, laboratórios, clínicas, operadoras e pacientes, que tem de se comprometer pela aplicação apropriada dos serviços e recursos em favor da população.

Em seguida, veja como a aplicação do benefício saúde interfere no reajustamento e conheça as indicações para desfrutar melhor do seu plano de saúde, sem afetar em suas despesas.

Veja também:

Os impactos do mau uso no reajuste

O plano de saúde seja ele individual ou familiar sofre reajustes todo ano, conforme o teto de reajustamento determinado pela ANS. Esse reajustamento leva em conta condições como o envelhecimento da população, o crescimento da inflação médica e as novas tecnologias que afetam os gastos com saúde.

O plano de saúde compartilhado tem três tipos de reajuste: por faixa etária, o anual e o de sinistralidade. Portanto, o uso indevido do benefício interfere muito na quantia a sofrer reajuste.

Boas práticas para o uso consciente do plano de saúde

Para conter custos incomuns com a gradação do reajuste, é fundamental aplicar um comportamento responsável em relação ao uso dos serviços concedidos pelo seu plano, com finalidade de garantir uma melhor qualidade dos serviços fornecidos.

Fique atento a carência do plano

A carência é o tempo, fixado em contrato, entre a assinatura do contrato e o começo da utilização dos serviços adquiridos. O tempo máximo de carência normalmente é:

  • 300 dias: partos;
  • 180 dias: internações, cirurgias e procedimentos complexos;
  • 24 horas: urgência e emergência;
  • 24 meses: doenças e lesões preexistentes (aquelas que o segurado sabia que possuía quando fez a contratação do serviço).

Aproveite a rede credenciada

A rede credenciada é o vínculo de médicos, clínicas, hospitais e laboratórios que são envoltos pelo plano de saúde. Quando necessitar usar o plano pergunte a sua rede credenciada e analise se as características relacionadas resolvem as suas necessidades.

Escolher o reembolso acaba encarecendo o plano de saúde e pode afetar em um futuro reajustamento.

Guarde seus exames

Exames rotineiros, como os de sangue, tem longo prazo, e acaba não tornando fundamental repetir em um pequeno intervalo de tempo. Usufrua dos exames já feitos sempre que possível.

Além do mais, é importante manter guardado antigos exames para dar ao médico informações fundamentais ao tratamento.

Fique atento às consultas agendadas

Mesmo que eventualidades ocorram, agendar consultas ou exames e não apresentar-se prejudica outras pessoas a terem acesso ao serviço. Sendo assim, sempre que der, comunique antes a sua ausência. Alguém pode estar esperando uma desistência para ser atendido.

Confira a guia médica antes de assinar

Depois de ser atendido, o local oferece um guia com a apresentação das intervenções feitas. Essa declaração é fundamental para que o plano de saúde transfira o valor ao médico.

Verifique anteriormente a assinatura de que o serviço prescrito na guia foi o que de fato você realizou, em caso de erro, não deixe de informar ao seu plano de saúde.

Aproveite o período de retorno médico

Conforme a lei, o usuário tem direito de voltar ao médico uma vez sem gastos para mostrar os exames e confirmar seu diagnóstico. O tempo para retornar é determinado pelo médico.

Não se esqueça de aproveitar esse retorno para tirar todas as dúvidas. Você pode anotar tudo e levar no dia para que não se esqueça de nada. Assim auxiliando o médico a te dar um diagnóstico completo.

Evite consultar vários médicos da mesma especialidade

Um ato muito comum dos pacientes é ser consultado por médicos da mesma área para comprovar diagnósticos descomplicados. Fazendo isso, os gastos do plano de saúde são sobrecarregados.

Caso você tenha dúvidas da área em que determinado médico atua, agende uma consulta com um médico geral, assim ele pode te conduzir ao especialista apropriado, poupando processos irrelevantes.

Segunda opinião médica para casos complexos

Em contrapartida, o diagnóstico de um segundo médico em casos complicados, pode servir para evitar procedimentos desnecessários, e assim, contribuindo para o não aumento de gastos do convênio médico.

Pronto-socorro somente em urgência e emergência

Tenta não utilizar de pronto-socorro para casos rotineiros, pois o custo da consulta é feita em dobro. Além do que, deixar de ir ao hospital previne a contração de enfermidades específicas desses locais.

 

Escolha fazer essas consultas em clínicas e consultórios da sua rede credenciada, com agendamento. Sem dúvida essa é uma escolha mais econômica e segura para você.

É fundamental salientar que o uso responsável não quer dizer usar menos, e sim utilizar de forma prudente. Pacientes prudentes procuram assistência médica para precaver doenças e exercer um estilo de vida mais cautelosa, começam e acabam devidamente suas intervenções, pegam os exames feitos e vão a consulta de volta no período combinado, e seguem indicações médicas diariamente.

É necessário aplicar essas ações e estar ciente para impedir grandes reajustes e assegurar a qualidade dos serviços e os seus direitos como usuário. Nossa parte é disponibilizar produtos de qualidade do mercado, ligados com suas precisões, além de explicar todas as dúvidas na hora da contratação.

Agora você pode contar com nossos profissionais aptos a realizar esclarecimento de todas as dúvidas sobre reajustamento, e qualquer outra dúvida que possa aparecer. Fale com um de nossos profissionais em saúde!