Os pratos chineses ganham mais seguidores a cada dia que passa, afinal, a culinária da China deixa qualquer um com água na boca pelas opções diferenciadas que possui em relação a comida ocidental.
Muitos viajantes, mochileiros ou simples turistas, ao chegarem a um país como a China encontram problemas, dúvidas e muitas vezes não sabem o que comer e acabam se refugiando nas refeições insignificantes de algum fast food anônimo, devido a todas essas opções diferenciadas.
A culinária chinesa, além de ser muito difundida, também é muito variada e diferenciada, dependendo da região em que você se encontra. Pequenas e grandes diferenças nos alimentos podem ser encontradas mesmo a uma distância de apenas alguns quilômetros.
Hoje vamos tentar simplificar o seu trabalho de procura por boa comida, mostrando-lhe os 8 melhores pratos chineses típicos do país para experimentar. Leia com a gente!
1. Hot Pot
A primeira opção entre os pratos chineses, que é considerado o melhor prato que a China oferece, é o típico Hot Pot. Mais do que um prato, é um cruzamento entre um churrasco e uma bagna cauda à chinesa.
Você mesmo pode escolher os ingredientes desses pratos chineses para mergulhar no óleo quente e muito picante que será levado à mesa. Peixe, carne e vegetais são inseridos em longos espetos de madeira, e você terá que mergulhá-los em óleo fervente, esperar alguns minutos para cozinhar e prová-lo.
Temos certeza que você vai se surpreender com o sabor forte, apimentado e intenso. Muito temperado e picante, é um dos pratos chineses excelentes para ser consumido em companhia.
2. Bolinhos
Uma coisa que você absolutamente deve experimentar na China são os agora famosos bolinhos: esses raviólis recheados típicos e tradicionais são cozidos no vapor e são pratos chineses obrigatórios para quem viaja ao país oriental.
Existem muitos tipos de bolinhos, esses que podem ser recheados com diversos ingredientes, incluindo carne, peixe, queijo e vegetais. Na grande maioria das opiniões entre viajantes e turistas, os melhores bolinhos são os misturados com porco e camarão.
Pegue um com os pauzinhos, mergulhe no molho de soja e se divirta com o sabor irresistível, sempre tomando cuidado com o recheio quente. Para acompanhar esses pratos chineses, tome uma típica cerveja chinesa gelada. Você vai realmente se sentir no paraíso.
3. Pato Laqueado de Pequim
Você já andou por alguma Chinatown de alguma metrópole e se deparou com patos curiosos pendurados na entrada de restaurantes chineses. Bem, não haveria nada a acrescentar além do fato de que estes pratos chineses representam totalmente a verdadeira cozinha tradicional do país.
Prato típico da cidade de Pequim, o também chamado somente como “Pato de Pequim” é servido nos melhores restaurantes. O pato por fora é crocante e laqueado, enquanto por dentro permanece macio e úmido.
É consumido colocando uma fina fatia de pato sobre uma folha de pão, guarnecida e temperada com o típico molho de Pequim. Este prato não pode faltar na lista de 8 pratos chineses típicos que você precisa experimentar.
4. Rolinhos Primavera
Outro prato que não pode faltar na lista do que comer na China são os clássicos rolinhos primavera. Este prato é composto por uma massa fina e crocante e é recheado com uma mistura de vegetais picantes de sabor inconfundível.
Podem ser servidos tanto fritos como simples, mas os mais saborosos e conhecidos são, claro, os fritos. Eles costumam ser acompanhados por um molho agridoce, que atenua um pouco o forte sabor de frito, embora muitos prefiram mergulhá-los no molho de soja mais clássico.
5. Macarrão de Arroz
Você quer a resposta mais fácil desse mundo para a pergunta “entre os pratos chineses, qual está entre os melhores?” simples, o macarrão de arroz. Já comercializado em todo o mundo, mesmo em versão delivery, este é um dos pratos chineses obrigatórios para quem quer saborear a cultura da nação chinesa.
Trata-se de um espaguete muito fino feito com farinha de arroz, temperado com vegetais, carne ou peixe e ovo, imerso em uma espécie de caldo. Eles podem ser quentes ou muito quentes (literalmente “pelando”), a escolha é sua.
Este também está entre os favoritos dos turistas brasileiros, mesmo que seja difícil comê-lo com os clássicos pauzinhos de madeira. O caldo também pode e deve ser saboreado através de uma pequena concha que os estabelecimentos chineses fornecem junto aos pauzinhos.
6. Arroz Cantonês
Outro dos 8 pratos chineses para experimentar na sua viagem à China é o feito à base de arroz, e que talvez seja uma das receitas mais famosas de toda a culinária da China: estamos falando do arroz cantonês.
Os ingredientes principais deste prato são simples e saborosos: ervilhas, pedaços de fiambre e ovos, esses que darão sabor aos grãos brancos do arroz. Prato leve e gostoso para experimentar mesmo com a ajuda dos famosos pauzinhos de madeira.
7. Baozi
Outro dos pratos chineses que você precisa provar é o baozi, ou também chamado de “bau” ou “bao”. Este é um prato tradicional da cultura do norte da China e pode ser consumido no café da manhã ou mesmo durante as refeições.
Este “sanduíche” é cozido no vapor e pode ser recheado com diversos ingredientes, incluindo diferentes tipos de carne, vegetais e peixes. Frequentemente, eles são servidos em um recipiente de madeira circular tradicional.
8. Espetos de Escorpião
Bom, nem todos os pratos chineses são tão consumidos pelos brasileiros, principalmente pelo fato de que muitos desses são bem exóticos, como os espetos de escorpião. Você comeria algum desses?
Muitas vezes, quando falamos sobre o que comer na China, imediatamente pensamos em uma cozinha estranha e bizarra feita principalmente de insetos e/ou animais que consideramos não comestíveis.
Chegamos então ao prato bizarro da lista: os espetos de escorpião clássicos.
Se você é um turista curioso que adora experimentar até mesmo comida “exótica”, saiba que esses espetos são fáceis de encontrar em qualquer lugar, até porque são considerados uma comida de rua clássica. E aí, vai encarar?
Qual dos pratos chineses citados anteriormente chamou sua atenção? Deu vontade de provar algum deles? Conta pra gente aqui nos comentários. Até a próxima!