dermatologista
Categorias:

A importância de procurar um bom dermatologista

Muitas pessoas acham que o dermatologista é apenas para quem tem algum problema de pele, ou para trazer uma solução para quem tem muitos cravos e espinhas. Associam o profissional apenas à estética.

Porém, essas pessoas estão muito enganadas, o dermatologista cuida mais do que estética, eles cuidam da pele, mucosas, pelos, unhas e cabelos. Lembrando que a pele é o maior órgão do corpo, então precisa de muito cuidado para evitar doenças.

Da mesma forma que o corpo está sujeito a várias doenças, a nossa pele também está, principalmente a pele de pessoas que não cuidam e passam o dia inteiro no sol, por exemplo. Podemos ver isso através de pessoas mais velhas que têm manchas na pele, são pessoas que passaram muito tempo no sol e não usaram nenhuma proteção e corre o risco de desenvolver um problema de pele mais tarde.

Neste conteúdo vamos falar mais sobre esse profissional da área da saúde e o porquê devemos procurar por ele não só quando temos algum problema de pele, mas para prevenir doenças quando formos mais velhos.

O que é dermatologia?

A dermatologia é uma área da saúde que é responsável em diagnosticar, prevenir e tratar patologias e enfermidades relacionadas à pele humana. É a dermatologia que estuda doenças relacionadas com a pele, unha, cabelo, pelos e mucosas.

Estima-se que existam cerca de 3 mil doenças relacionadas à pele que afetam tanto crianças, como adultos e idosos. Algumas dessas doenças são:

  • Queda de cabelos;
  • Câncer de pele;
  • Pele com acne;
  • Psoríase;
  • Alergias;

Uma curiosidade que poucas pessoas sabem, mas os profissionais dermatológicos podem atuar em procedimentos estéticos, cirúrgicos e oncológicos.

A diferença entre dermatologista e esteticista

Você sabe o que um profissional dermatologista faz, mas você sabe a diferença entre ele e um esteticista? Por mais que algumas pessoas façam tratamentos dermatológicos, ainda não sabem a diferença entre os dois profissionais.

Acredite, saber a diferença entre esses dois é muito importante, pois o sucesso do tratamento está em procurar o profissional certo para o seu caso.

O dermatologista é um médico, eles estão habilitados para diagnosticar e trazer soluções de forma mais concreta. Ou seja, ele conhece as funções do corpo e é especializado em diagnosticar, tratar e prevenir doenças de pele.

Sabemos que cuidar da pele está relacionado à beleza também, e é por isso que o dermatologista é o profissional certo para solucionar qualquer problema de pele que temos, como espinhas, cravos, acnes, alergias, também doenças como câncer, psoríase, entre outros.

Esse profissional também pode atuar em casos de tratamento de rugas precoces, flacidez, celulites e manchas no rosto e no corpo que podem ter sido causadas pelo sol e a falta do uso do protetor solar.

Agora o profissional esteticista não é um médico, ele é focado na beleza, ou seja, cuidados superficiais do rosto e do corpo. Ele não pode atuar em tratamento de nenhuma doença de pele. Ele deve ser procurado para tratamentos simples e pontuais.

Reforçando que ele não teve formação superior em medicina, com isso, se tivermos algum problema de pele, dos quais já citamos alguns acima, devemos procurar o profissional dermatologista. O esteticista está mais para os tratamentos como limpeza de pele e massagens.

Qual a importância de procurar um dermatologista?

É de extrema importância procurar um dermatologista, não apenas quando temos algum problema relacionado à pele, na verdade, ele também pode prevenir doenças de pele, com isso, ele pode examinar o nosso corpo e saber se precisamos passar por algum tratamento para evitar câncer, por exemplo.

Da mesma forma que vamos ao médico a cada um ano, devemos ir ao dermatologista, também uma vez ao ano, pois durante esse período pode aparecer algum problema que não sabemos se é grave ou não.

Além disso, se você verificar que apareceu alguma mancha, mudança de cor, caroço, ferimento aberto, acnes com sangramento é preciso procurar um profissional dermatológico para ter a certeza que não tem nenhum problema e caso tenha, você pode tratar ele com antecedência.

Não devemos pensar que é apenas estética, que é só para cuidar da pele pela beleza, e sim cuidar da pele como saúde e bem-estar também. Além disso, também é uma área que influencia muito a autoestima de uma pessoa.

Sabemos que não é o único ponto que impacta na autoestima, mas a nossa pele ajuda sim essa parte e nada como ter uma pele saudável, evitando doenças ou alguma alergia.

Isso vale para todas as pessoas, as que trabalham no sol ou em escritórios, até porque podemos ter algum problema pela falta de sol.

Procurar um dermatologista é se cuidar, cuidar do corpo por dentro e por fora, ele vai te ajudar a se cuidar mais e evitar problemas futuros, até porque, tem doenças que não aparecem rápido e sim com o tempo pela falta de cuidado.

Quer saber mais? Acesse o site do Otorrino em Balneário Camboriú – Cóclea Clínica.