O que é libido? saiba tudo sobre esse tema
A libido é um termo muito utilizado para se referir a como está o seu desejo pela atividade sexual e o quão disposto você está para praticar.
Há quem ache que a saúde sexual não faz parte da nossa saúde como um todo, porém ao contrário disso a nossa saúde sexual influencia diretamente o nosso bem-estar e o nosso cotidiano.
A palavra libido propriamente dita se refere a todo o conjunto de desejo sexual assim como os sentimentos e estímulos que sentimos como o visual, o tátil e olfativo.
Porém nem sempre a libido está como deveria nos indivíduos pois existem condições que podem fazer com que ela diminua e torne tudo mais difícil de acontecer assim como prejudica também o nosso dia a dia.
Por que saber da libido é importante?
A libido não se resume a um hormônio ou algum tipo de molécula do nosso corpo que pode ser medida em um exame de sangue, por exemplo.
Conhecer mais sobre a sua libido e o movimento sexual te ajuda a entender melhor o seu dia a dia além disso entender o que pode te atrair mais nas outras pessoas e o que também não te atrai.
Por isso, uma vez que você não considere a libido como um fator determinante para a sua vida social você cai no erro de não observar a sua saúde como um todo e muitas vezes a falta de libido é um grande reflexo de outros problemas que podem estar aparecendo.
A falta de desejo sexual tanto por pessoas solteiras quanto por quem já possui um parceiro ou parceira nem sempre é algo hormonal, mas pode ser um precursor de outras doenças como a depressão ou estresse acumulado.
Remédios que podem diminuir a libido
Ainda assim, alguns remédios têm o potencial de diminuir a libido fazendo com que o seu desejo sexual diminua drasticamente e pode prejudicar a sua relação com seu parceiro.
Alguns remédios têm esse potencial por afetarem o sistema nervoso em áreas que são responsáveis pelo prazer sexual e pelo desejo.
Os antidepressivos, por exemplo, podem causar essa depressão do sistema nervoso e até mesmo a diminuírem os níveis de testosterona no organismo. Por este motivo, medicamentos manipulados podem ajudar no controle da libido.
Assim como os antidepressivos, diuréticos, anticoncepcionais, e medicamentos para queda de cabelo podem também diminuir a libido.
De que forma a libido pode ajudar na minha vida
É normal que a libido varia de acordo com o passar do tempo, porém esta vontade e desejo quando presente em nossa vida traz cores e deixa a realidade mais leve.
Existe uma relação entre a libido e outros hormônios como a ocitocina que é considerado o hormônio do amor e da felicidade.
Quando se pratica o ato sexual liberamos ocitocina e tendemos a ficar mais felizes e mais animados para enfrentar problemas.
Outro ponto importante é que à medida que liberamos esses hormônios deixamos o nosso corpo mais relaxado e aproveitamos o nosso sono durante a noite.