Os roedores não são apenas um incômodo por causa de sua tendência a encontrar e comer comida humana. Eles também são uma grande preocupação de pragas porque podem transmitir uma série de doenças perigosas aos seres humanos através de seus resíduos e outras formas de contaminação. Ratos e camundongos são conhecidos por transportar patógenos que podem causar mais de 35 doenças diferentes , portanto, se você tiver um problema com roedores, é importante para sua saúde e segurança que você encontre uma maneira de se livrar deles. Aqui estão algumas das doenças infecciosas que os roedores carregam que podem ser um perigo para sua casa.
Hantavírus
A síndrome pulmonar por hantavírus (HPS) é uma doença potencialmente fatal que se espalha principalmente através dos resíduos de camundongos cervos. Este vírus pode se espalhar através do contato direto com urina ou fezes de roedores, através do consumo de alimentos contaminados ou até mesmo através de uma mordida de roedor. Após a exposição, o vírus pode levar de uma a cinco semanas para se desenvolver completamente, momento em que podem aparecer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dores musculares, fadiga, dores de cabeça, tontura e calafrios. Problemas abdominais também podem resultar, como náuseas, vômitos, diarréia e dor abdominal. Se não for tratada adequadamente, uma infecção por hantavírus pode ser fatal.
Coriomeningite linfocítica
A coriomeningite linfocítica (LCM) também é uma infecção viral causada pelo vírus da coriomeningite linfocítica (LCMV) que pode se espalhar através do contato com roedores, especialmente o camundongo doméstico comum. Pode transmitir através do contato com a urina ou fezes de um rato, tocando seus materiais de nidificação ou uma mordida.
LCM tem duas fases de infecção primária. A primeira fase inclui os primeiros sintomas de uma infecção viral, como fadiga, febre, dores musculares, falta de apetite, dor de cabeça, náuseas e vômitos. A segunda fase inclui sintomas muito mais graves que podem se tornar neurológicos. De acordo com o CDC, os sintomas podem incluir febre, dor de cabeça, rigidez do pescoço, sonolência, confusão, distúrbios sensoriais e/ou anormalidades motoras, como paralisia. Também pode causar uma inflamação do cérebro e das meninges. A LCM geralmente não é fatal, mas pode ser grave o suficiente para hospitalização e pode ser difícil para um indivíduo infectado se recuperar dos efeitos dos sintomas neurológicos.
Praga bubônica
Talvez a mais famosa doença causada por roedores devido aos seus efeitos sobre a população europeia durante a Idade Média, a peste bubônica, ou Peste Negra, seja transmitida através de ratos que foram infectados por pulgas com a bactéria Yersinia pestis. No entanto, uma vez que esta doença é realmente transmitida através de pulgas infectadas, você também pode ser exposto a ela por animais não tratados. Em geral, esta bactéria pode ser transmitida através do manuseio de um animal infectado ou do contato com fluido ou tecido contaminado. Os sintomas geralmente aparecem de dois a seis dias após a exposição e podem incluir febre, dor de cabeça, calafrios e fraqueza, e um ou mais linfonodos inchados, sensíveis e dolorosos (chamados bubões). Esta doença pode ser tratada com bastante facilidade com antibióticos, mas se não for tratada, pode definitivamente levar à morte.
Tularemia
Tularemia é uma doença causada pela bactéria Francisella tularensis. Ele pode ser transmitido através do contato com muitos roedores diferentes, incluindo lebres e coelhos, através de picadas de moscas e carrapatos e através de água contaminada e partículas de poeira transportadas pelo ar.
Existem várias formas que os sintomas da tularemia podem assumir, mas a mais comum é o desenvolvimento de úlceras na pele e linfonodos inchados, que geralmente ocorrem após uma picada de carrapato ou mosca ou após o manuseio de um animal infectado como um camundongo ou rato. Uma úlcera de pele aparece no local onde o organismo entrou no corpo e é acompanhada pelo inchaço dos gânglios linfáticos localizados, geralmente na axila ou na virilha. Esta doença pode ser fatal, mas também pode ser tratada com antibióticos.
Salmonelose
A salmonelose é uma doença causada pela bactéria salmonela e pode ser transmitida de várias maneiras. A maioria das pessoas sabe disso como uma doença que se espalha através de alimentos contaminados, e roedores infectados podem definitivamente ser a causa disso. A salmonela causa intoxicação alimentar e seus sintomas incluem diarreia, febre e dor abdominal. Não é uma doença tão grave quanto outras infecções transmitidas por roedores, mas ainda pode causar dor e angústia significativas por um longo período de tempo, especialmente se não for tratada.
Febre de mordida de rato
A febre da mordida de rato é uma doença bacteriana que se espalha para os seres humanos através do contato com um roedor infectado ou pela ingestão de alimentos contaminados por um roedor. É causada por dois tipos diferentes de bactérias, Streptobacillus moniliformis (o tipo encontrado principalmente na América do Norte) e Spirillum minus (que pode ser encontrado na Ásia). De acordo com o CDC , os sintomas geralmente aparecem de 3 a 10 dias após a exposição a uma fonte infectada e podem incluir febre, vômitos, dores de cabeça, erupções cutâneas e dores musculares. Esta doença é tratável por antibióticos.
Controle de roedores
Uma infestação de roedores fora de controle pode deixá-lo suscetível a contrair doenças como essa, e é por isso que é uma boa ideia impedir que eles entrem em sua casa ou empresa. Mas se uma infestação começar a se desenvolver, é importante se livrar dela o mais rápido possível. Você pode começar a se livrar de uma infestação de roedores fazendo algumas das seguintes atividades:
- Entre em contato com uma empresa profissional de controle de pragas
- Limpe e desinfete todas as superfícies e pisos por onde os roedores possam ter viajado
- Configurar armadilhas
- Jogue fora os alimentos contaminados e descarte todo o lixo
- se perceber algo diferente nos seus encanamentos, contrate um bombeiro hidraulico imediatamente.
Descarte cuidadosamente quaisquer roedores mortos ou excrementos de roedores que você possa encontrar usando equipamentos de segurança adequados
Mesmo com medidas imediatas tomadas, pode ser difícil erradicar uma infestação de roedores selvagens, por isso é melhor entrar em contato com os profissionais para cuidar do problema. Na https://bhdedetizacao.com.br/ oferecemos inspeções gratuitas para ajudá-lo a resolver seu problema com roedores. Contacte-nos hoje!