O implante dentário é um tipo de procedimento odontológico visto como comum e até mesmo popular entre as pessoas.
Entretanto, não é todo mundo que conhece as características específicas desse tratamento ou até mesmo as doenças que levam um paciente a precisar substituir seus dentes permanentes por um implante.
Vale a pena destacar que a colocação de implantes deve ser devidamente avaliada e indicada por um profissional dentista, já que essa é uma opção de tratamento que substitui os dentes permanentes por próteses feitas de materiais diversos.
Portanto, a necessidade dele só se aplica a pessoas que precisam extrair os dentes por causa de doenças.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que precisa saber a respeito de implantes dentários, entendendo suas principais características, indicações e contra indicações.
Além de entender algumas questões a respeito desse tratamento, como informações sobre quanto custa um implante dentário e os cuidados necessários.
Quais são as condições de saúde que impedem alguém de realizar o implante dentário?
Assim como qualquer outro procedimento, os implantes dentários são tratamentos odontológicos que possuem algumas contra indicações.
Isso porque, a sua colocação implica na realização de uma cirurgia, que por sua vez pode apresentar problemas, principalmente em relação a cicatrização.
Sendo assim, confira a seguir algumas das situações que podem levar uma pessoa a não poder colocar um implante dentário, mesmo que apresente problemas bucais que poderiam ser solucionados através dele.
- Quando há dificuldade de cicatrização;
- Em pacientes com volume ósseo insuficiente;
- Quando há alterações sistêmicas importantes;
- Em pessoas que não completaram o desenvolvimento ósseo;
- Momentos com quadros ativos de inflamação ou infecção bucal.
Nesse contexto, é importante destacar que apesar dessas pessoas não poderem colocar implantes, isso não significa que não há um tratamento viável que elas possam aderir.
Portanto, pessoas com problemas de circulação podem colocar próteses, por exemplo, que são menos evasivas, ou realizar clareamento dental com moldeira, por exemplo.
O implante dentário é indicado para pessoas de todas as idades?
Não são todas as pessoas que podem colocar implantes dentários, muito menos pessoas de todas as idades.
Isso porque, esse é um procedimento que não pode ser realizado em jovens ou crianças, porque pessoas nessa idade não desenvolveram completamente a estrutura óssea na região da boca.
Além disso, jovens e crianças ainda possuem uma ampla gama de tratamentos para que seja possível preservar sua arcada dentária natural.
Assim, manter os dentes saudáveis por toda a vida, sem precisar de implantes, através de procedimentos de manutenção bucal, como a limpeza e o clareamento interno, por exemplo.
Além disso, esse tipo de procedimento também é contraindicado em outras situações, como:
- Pessoas que fumam;
- Quem tem doenças preexistentes;
- Quem toma medicamentos da classe bifosfonatos;
- Pessoas com bons hábitos de saúde bucal.
Para saber ainda mais sobre esse procedimento ou outros tratamentos odontológicos, basta buscar por avaliações com o seu profissional dentista.
Isso até mesmo pesquisar mais a fundo a respeito do tema, assim como pessoas que pesquisam sobre clareamento dental caseiro antes e depois nos motores de busca através da internet.
É possível realizar o implante dentário em casos de perda óssea na região do dente?
Para responder a essa pergunta, em primeiro lugar, é preciso saber que com o passar dos anos, algumas pessoas acabam perdendo o volume ósseo do maxilar e arcada dentária.
Portanto, é um problema que pode dificultar a colocação do implante dentário, mas que não torna o tratamento uma questão impossível.
Isso porque, existem formas para dar uma solução para essas situações de perda óssea e aplicação do implante, seja gerado pela perda natural, tumor ou acidente. Um exemplo disso são os implantes menores, curtos, muito finos para ossos estreitos.
Muitas vezes, a reabilitação é feita com uma prótese que também pode substituir grandes perdas gengivais, que são praticamente iguais as gengivas e conseguem imitar até mesmo a cor desse tecido.
Outros são os enxertos e recuperação do osso, através de reconstruções. Embora estes necessitem de um tratamento mais longo, com mais procedimentos em casos severos, traz um resultado melhor.
Vale a pena destacar que essas opções de implantes podem ser realizadas até mesmo por pacientes que já realizaram tratamentos com aparelhos dentários.
Para saber mais sobre isso, basta pesquisar a respeito do tema utilizando frases, como alinhadores invisíveis preço nos motores de busca digitais.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.