A alimentação ajuda no controle da diabetes. Uma dieta variada, com alimentos naturais, proporciona o controle do nível glicêmico do sangue.Mas não se esqueça: a ingestão de alimentos deve ser equilibrada.
O essencial é ter um estilo de vida saudável. Isso inclui fazer exercícios físicos, ter uma alimentação regrada, dividida em várias refeições leves durante o dia. Por isso, nunca um diabético deve pular o café da manhã ou praticar o jejum intermitente.
Diminua o Sal
O consumo de sal deve ultrapassar a 5 gramas por dia, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). Se você consome muito sal, a redução pode ser gradual e com o passar do tempo, vocêaprende a apreciar mais o gosto natural dos alimentos, do que do sal. Temperos como alho, cebola, ajudam a dar gosto à comida, dispensando o sal.
Veja também:
- Conheça os cinco melhores aparelhos para medir a glicose
- Como fazer o teste para covid sem precisar sair de casa?
- Livro digital 101 receitas deliciosas para diabéticos Dr. Rocha
Evite Frituras
A reeducação alimentar é um processo lento, mas que modifica a vida das pessoas. O aumento do consumo de alimentos naturais, com pouco sal e açúcar modificam o paladar. Os sabores verdadeiros são realçados e você passa a preferir os alimentos grelhados ou assados, ao invés de frituras. Nosso organismo passa a rejeitar frituras.
Legumes e verduras
Estão liberados para quem tem diabetes! Priorize saladas frescas, temperadas apenas com azeite de oliva extra virgem. Legumes também podem ser consumidos à vontade! Quanto mais colorido o seu prato, melhor! É sinal de mais vitaminas! Não deixe as leguminosas de fora: ofeijão, a lentilha e o grão-de-bico também fazem muito bem!
Produtos Diet
Apesar de o nome dizer que esses produtos são para diabéticos, eles possuem carboidratos, que são transformados em açucares pelo organismo. Portanto, o uso desses produtos deve ser orientado por profissionais especializados. Consulte seu nutricionista e/ou médico. E lembre: não cometa exageros!
Prefira frutas menos calóricas
Uma alimentação saudável, claro, incluí frutas. Mas os diabéticos devem preferir a menos calóricas, como maçã, morango, amora, framboesa, damasco, kiwi, pêssego, goiaba, melão, mamão papaia, pera. Nunca exagerando nas quantidades. O ideal é calcular a quantidade de carboidrato de cada porção, para nunca consumir quantidades que gerem um pico glicêmico no organismo.
Controle sua diabetes com essas 3 receitas deliciosas, práticas e fáceis de fazer e no conforto de sua casa. E o melhor! Totalmente grátis.
Sucos naturais
Os sucos naturais fazem bem para a saúde, mas devem ser evitados pelos diabéticos. E o raciocínio é simples: para fazer um suco, é necessário o caldo de várias frutas, aumentado consideravelmente o valor calórico. Adicionar açúcar para adoçar então, nem pensar. Prefira ingerir as frutas naturais. Bagaço e mastigação ajudam na queima de calorias.
Água
Beba muita água. Ela é essência para o funcionamento do nosso organismo. De nada adianta uma alimentação saudável, se você não ingerir água. Pois ela é a responsável pelo transporte de transportes e nutrientes pelo organismo.
Temos um grupo no Facebook onde o objetivo é compartilhar com todos receitas e informações úteis relacionadas ao Diabetes. Para participar é simples, só clicar aqui. >> PARTICIPAR DO GRUPO NO FACEBOOK <<