Categorias:

Abcesso Dentário: Quais são as causas e como tratar

Uma das maiores preocupações que as pessoas têm no dia a dia é em relação a aparência, principalmente com o sorriso. Portanto, problemas como o abscesso dentário são negligenciados muitas vezes, pois todos só se importam com a questão estética dos dentes, esquecendo de cuidar da gengiva.

 

Antes de qualquer coisa, é sempre bom relembrar que a busca por odontologia está cada vez mais presentes nos dias atuais, já que as pessoas estão percebendo a importância que um dente branco e saudável tem na vida de qualquer um. 

 

Por isso, inclusive, a maioria das empresas estão aderindo ao plano odontologico empresarial, pois ele é benéfico para todas as partes.

 

A higienização deve ser uma prática constante na vida de todos, desde crianças, pois uma saúde bucal correta é algo fundamental para quem quer ter uma boa qualidade de vida. 

 

Com isso, a escovação deve ser realizada pelo menos três vezes ao dia, com o uso de enxaguante bucal e fio dental, além de também sempre ir em consultas, com um plano dental empresarial, caso tenha.

 

Desse modo, confira a seguir o que é o abscesso dentário, os tipos existentes e o seu tratamento.

O que é abscesso dentário

Um dos problemas mais comuns na boca das pessoas, é o abscesso dentário, que é um acúmulo de muito pus, decorrente de alguma infecção dentária. 

Ele é causado pelas bactérias que ficam retidas pela junção dos resquícios de alimentos nos dentes, além da falta de higienização bucal correta e constante.

 

Com o acúmulo de pus, forma-se uma espécie de bolsa, que é facilmente visível a olho nu, pois seu formato se assemelha a um cisto ou a um caroço. 

 

Esse tipo de doença pode ser tratada em consultórios odontológicos, e existem planos que cobrem o tratamento. 

 

Dessa forma, procure como funciona plano odontologico empresarial para saber se há disponibilidade.

 

Vale constar também que há duas variações principais de abscesso dentário, e é relevante entender quais são as distinções entre elas. 

  1. Abscesso periodontal

Esse tipo de abscesso também pode ser conhecido por uma periodontite que não foi controlada, ou seja, quando uma pessoa que já possui uma doença periodontal não vai ao dentista realizar o tratamento. 

 

Ocorre principalmente pelo acúmulo de placa, que se transforma em tártaro. Desse modo, pode ser tratada em um convenio odontologico empresarial.

  1. Abscesso periapical

Em contrapartida, a forma periapical dessa doença afeta, principalmente, a raiz do dente, o que pode torná-la ainda mais perigosa. 

 

Esse tipo de abscesso está relacionado aos canais que não foram corretamente tratados, afetando os tecidos internos nos dentes, e nesse caso, pode haver mais perigos na hora do tratamento.

 

Os sintomas de abscesso são diversos, e podem incluir coisas que não são agradáveis de se sentir ao longo do dia, como:

 

  • Fortes dores;
  • Acúmulo excessivo de pus;
  • Sangramentos e erupções;
  • Inchaço e febre.

 

Dessa maneira, caso você possua qualquer um desses sintomas, não deixe de realizar uma consulta o quanto antes no dentista, através de um plano dentario empresarial, por exemplo.

Como prevenir e como realizar o tratamento

Agora que ficou mais claro de se entender do que se trata o abscesso, é pertinente saber como prevenir essa enfermidade. Além disso, também é vital saber os melhores tratamentos que devem ser realizados.

 

A primeira coisa a se dizer, é que a prevenção desse tipo de problema, e de muitos outros, como a cárie, por exemplo, é através da escovação diária. 

 

Além disso, muitos problemas bucais surgem pelo acúmulo excessivo de bactérias, que podem ocorrer por causa da alimentação da pessoa. 

 

Principalmente se ela tem o costume de comer comidas com muito açúcar, que são uma das razões mais comuns das pessoas apresentarem complicações na cavidade bucal, já que muitas vezes, por conta disso, ocorre o acúmulo de placa bacteriana.

 

Por fim, a principal coisa que se deve fazer quando apresentar qualquer sintoma fora do comum em sua boca, é realizar uma consulta de prontidão em um consultório odontológico.

 

Somente o profissional da área vai passar os melhores tratamentos para serem realizados, além de dar diversas dicas que podem ser pertinentes no momento de um melhor cuidado bucal.

 

De modo geral, tenha sempre bons hábitos de higiene bucal e mantenha visitas regulares a um profissional de odontologia, para evitar todo e qualquer tipo de enfermidade. 

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.