Muitas pessoas precisam usar aparelho dentário, já que esse é o tratamento necessário para resolver problemas bucais relacionados à formação dos dentes, como dentes tortos e problemas com a mordida. Dessa forma, os aparelhos são a única maneira de fazer com que a arcada se movimente e assim o dentista poderá arrumar a posição dos dentes.
Entretanto, quando o assunto é aparelho dentário, é preciso saber que existem várias opções no mercado, que podem oferecer um tratamento mais ou menos rápidos, e que possuem diferentes orçamentos. Por isso é importante conhecer as diferenças entre esses aparelhos para que consiga definir a melhor opção para você.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre os aparelhos dentários, conferindo os diferentes modelos disponíveis no mercado, suas principais características, além de entender quais os cuidados necessários com a sua saúde bucal durante o tratamento com o aparelho, como realizar canal dentário ou um clareamento dental.
Quais são os benefícios do uso do aparelho dentário?
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que apenas pacientes devidamente avaliados e diagnosticados podem usar aparelhos ortodônticos. Isso porque, o aparelho é um tipo de tratamento, portanto, é necessário que o paciente apresente algum problema bucal relacionado a posição dos dentes para usá-los.
Uma vez com esses problemas, o uso do devido tratamento, que nada mais é do que o aparelho e em alguns casos a realização de uma cirurgia atm, pode trazer uma série de benefícios. Portanto, confira a seguir algumas dessas principais vantagens.
Benefícios Estéticos
Em primeiro lugar, é possível garantir que o uso do aparelho vai trazer benefícios estéticos ao paciente, já que ele vai promover a correção de problemas de posicionamento dos dentes, que por sua vez também ajuda a mudar a posição dos tecidos próximos à boca, o que pode deixar os lábios mais volumosos.
Melhora das funções da boca
Além dos benefícios estéticos, o tratamento também ajuda o paciente a realizar as devidas funções da boca de maneira correta.
Portanto, o paciente poderá perceber uma melhora na dicção, na fala e na respiração, por exemplo, que são as funções que podem melhorar com a correção de problemas nos dentes e nos ossos maxilares, que também podem melhorar através de uma cirurgia oral menor.
Evitar dores de cabeça
Alguns problemas bucais relacionados com a posição dos dentes podem levar o paciente a sentir dores de cabeça intensas. Por isso, tratamentos ortodônticos que corrijam esses problemas também ajudam a diminuir ou eliminar estes sintomas.
Evitar problemas bucais
Endireitar os dentes e a mordida evitam que se criem áreas de acúmulo de sujeira na boca que poderiam acumular placa e se transformar mais tarde em cáries e outros problemas bucais.
Benefícios psicológicos
Ter o sorriso corrigido gera uma melhora estética natural e significativa que afetam positivamente a autoestima das pessoas, assim como alguns tratamentos estéticos, como a colocação de lente de contato para dentes, podendo inclusive influenciar em sua personalidade e vida social, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Quais são os tipos de aparelhos dentários?
Assim como mencionado acima, existem diferentes tipos de aparelhos ortodônticos, que podem ser mais rápidos, modernos e até mesmo mais tradicionais, beneficiando pessoas diferentes, com opções mais acessíveis. Portanto, confira a seguir alguns dos principais tipos de aparelhos dentários.
- Aparelho fixo metálico;
- Aparelho fixo estético;
- Aparelho autoligado;
- Aparelho lingual;
- Alinhadores transparentes;
- Expansor palatino;
- Aparelho móvel;
- Aparelho extrabucal.
Quanto tempo dura o tratamento com aparelho dentário?
O tempo de tratamento com aparelho ortodôntico vai variar de acordo com o problema apresentado pelo paciente, bem como o aparelho escolhido por ele. Isso porque, problemas mais complexos tendem a ser mais demorados do que problemas mais simples ou superficiais.
Além disso, como já dito, o tipo de aparelho também interfere no tempo de tratamento, já que opções mais modernas oferecem uma velocidade mais rápida de resolução para os problemas bucais e justamente por isso acabam sendo mais caros.
Entretanto, não é natural que um paciente tenha que passar por muitos anos com o aparelho dentário. Sendo assim, por mais complexo que seja o tratamento, o natural é que o paciente fique com o aparelho por no máximo 2 anos.
Quais são os cuidados necessários para o aparelho dentário?
Assim como qualquer tratamento dentário, é preciso que o paciente adote alguns cuidados para garantir o sucesso do tratamento. Portanto, alguns dos principais cuidados são:
- Manter uma boa higiene;
- Adequar alguns hábitos alimentares;
- Evitar hábitos nocivos como fumar;
- Comparecer às consultas para manutenção do aparelho.