Pacientes que usam insulina três ou mais vezes por dia devem adotar a prática de rodízio dos locais de aplicação. Usar a mesma área por muito tempo pode provocar caroços ou depósitos de gordura extra, formando nódulos. Essas lesões não são apenas feridas, mas também podem alterar a forma como a insulina é absorvida, tornando mais difícil manter o controle glicêmico.
Para evitar essas lesões na pele, é importante praticar o RODÍZIO dos locais de aplicação. Isso porque, com o tempo, médico e paciente vão aprender quais os locais que proporcionam melhor controle glicêmico em diferentes momentos do dia.
Veja também
- 101 receitas deliciosas para diabéticos
- Conheça os cinco melhores aparelhos para medir a glicose
- Alimentação Inteligente para Diabéticos
A velocidade com que a insulina é absorvida pelo organismo segue a seguinte ordem:
- É mais rápida no abdômen.
- Um pouco mais lenta nos braços.
- Mais lenta ainda nas pernas.
- Mais lenta nas nádegas.
Como fazer o rodízio:
- Alternar a coxa ou o braço esquerdo e direito
- Dividir cada região em pequenas partes com distância mínima de 1 cm (um ou dois dedos), formando vários pontos distintos em cada região de aplicação.
- Aplicar em um ponto diferente a cada aplicação prevenindo a lipohipertrofia.
- Não injetar insulina perto do umbigo. Como o tecido não é resistente, a absorção da insulina não será tão consistente.
- Não aplicar insulina perto de pintas ou cicatrizes.
- Usar somente a área exterior do braço, onde há mais gordura.
Para facilitar a prega subcutânea no braço, apoiá-lo no encosto de uma cadeira ou utilizar agulhas curtas, pois não necessitam de prega subcutânea e facilitam a aplicação. Prega subcutânea é uma pinça realizada com os dedos polegar e indicador. Serve para evidenciar o subcutâneo, e assim evitar a aplicação de insulina no músculo.
Quais os riscos quando a insulina não é aplicada no subcutâneo?
A aplicação fora do tecido subcutâneo altera a velocidade com que a insulina é absorvida e desta forma altera o controle glicêmico.
- Não aplicar insulina na parte interna das coxas. Ao caminhar, este local se tornará mais dolorido.
- Não injetar insulina em uma área que será exercitada na sequência. Os exercícios aumentam o fluxo sanguíneo e isso faz com que a insulina de ação lenta seja absorvida mais rapidamente do que o normal.
- Escolher o comprimento da agulha corretamente pode reduzir a dor da injeção.
- Mudar o local de aplicação a cada uma ou duas semanas.Quando injetar a insulina na mesma área do corpo, sempre alternar o local da injeção.
Em seguida, escolher outra área do corpo e repetir o processo. As dicas listadas vão ajudar o paciente a fazer o rodízio corretamente.
Este artigo foi publicado primeiro:
http://www.diabetes.med.br/como-aplicar-corretamente-insulina-pratique-o-rodizio-2/