O vírus COVID-19 pode realmente causar o desenvolvimento de diabetes em certos pacientes, de acordo com uma carta publicada no The New England Journal of Medicine. A carta foi assinada por 17 autoridades em diabetes de todo o mundo que estão participando do que é conhecido como Registro CoviDiab (você pode conferir a carta na integra clicando aqui) . Esta iniciativa, que está sendo liderada por Francesco Rubino, MD, do King’s College London e Paul Zimmet, MD, da Monash University na Austrália, foi criada especialmente para estudar como o diabetes relacionado ao COVID-19 se desenvolve e para descobrir quão disseminado é a conexão entre diabetes e COVID-19.
Os pesquisadores observaram que a relação entre COVID-19 e diabetes parece ser “bidirecional”. Por um lado, as pessoas com diabetes tendem a ter um risco aumentado de sintomas graves de COVID e de morte. Foi relatado, por exemplo, que entre 20% e 30% dos pacientes que morreram com o vírus também tinham diabetes . Por outro lado, soube-se que alguns pacientes que contraem o vírus COVID-19, subsequentemente, desenvolvem diabetes.
Coronavírus e diabetes tipo 1
Qual pode ser a conexão entre as duas doenças? De acordo com o Dr. Rubino , “o diabetes é uma das doenças crônicas mais prevalentes e agora estamos percebendo as consequências do confronto inevitável entre duas pandemias. Dado o curto período de contato humano com este novo coronavírus, o mecanismo exato pelo qual o vírus influencia o metabolismo da glicose ainda não está claro e não sabemos se a manifestação aguda de diabetes nesses pacientes representa o tipo clássico 1, tipo 2 ou possivelmente uma nova forma de diabetes. ” Uma pista vem do que já sabemos sobre uma proteína chamada ACE-2.
Receptores ACE-2 e coronavírus
Cerca de 20 anos atrás, pesquisadores estudando um coronavírus diferente determinaram que o vírus estava entrando nas células do corpo humano tendo como alvo o ACE-2, que é um receptor encontrado em certas células. Parece que a ACE-2 (que significa enzima conversora de angiotensina-2) se liga aos coronavírus (COVID-19 entre eles), como uma “chave sendo inserida em uma fechadura”, como disse um pesquisador. Essa ligação permite que o vírus entre nas células do corpo. E ACE-2 está localizado não apenas nos pulmões, mas também no pâncreas, intestino delgado, fígado, rim e tecido adiposo – todos envolvidos no metabolismo do açúcar no sangue. Embora a ACE-2 execute rotineiramente várias funções essenciais no funcionamento adequado do corpo, quando se liga ao vírus COVID-19, é incapaz de realizar essas funções normais. Como resultado, os cientistas teorizam que, em pacientes com COVID-19, o resultado é diabetes (de qualquer tipo).
O diabetes desencadeado pelo COVID é permanente?
As próximas perguntas são: este diabetes desencadeado por COVID é permanente ou temporário (como o diabetes gestacional)? E quão extenso é o fenômeno do diabetes desencadeado pelo COVID? Como esse coronavírus está conosco há menos de um ano, é muito cedo para dizer. Como o Dr. Zimmet explicou: “Ainda não sabemos a magnitude do novo início do diabetes no COVID-19 e se ele irá persistir ou se resolver após a infecção; e em caso afirmativo, se COVID-19 aumenta ou não o risco de diabetes futuro. ” É aí que o Registro CoviDiab se torna tão valioso. De acordo com o Dr. Zimmet, “Ao estabelecer este Registro Global, pedimos à comunidade médica internacional que compartilhe rapidamente observações clínicas relevantes que possam ajudar a responder a essas perguntas”. O membro do registro e especialista em diabetes Stephanie Amiel, MD, do King’s College London, explicou: “O registro se concentra em dados clínicos coletados rotineiramente que nos ajudarão a examinar a insulinacapacidade secretora, resistência à insulina e status de anticorpos autoimunes para entender como o diabetes relacionado ao COVID-19 se desenvolve, sua história natural e o melhor manejo. O estudo do diabetes relacionado ao COVID-19 pode revelar novos mecanismos de doença.”
Artigo Original:
https://www.diabetesselfmanagement.com/news-research/2020/06/26/can-covid-19-cause-type-1-diabetes/
Outras Referências:
Clique aqui e confira como reverter sua diabetes em 4 semanas naturalmente.
Entre também no nosso grupo no Facebook. Você vai encontrar mais de 60mil pessoas que tem a mesma dúvida que você. Estamos sempre ajudando uns aos outros.
Clique aqui para participar do nosso grupo no Facebook.