Nosso corpo funciona a partir de vários sistemas que são interligados. Às vezes, algum problema em um sistema irá afetar também outro. Um exemplo disso é a doença renal crônica, que pode causar complicações para nossa saúde bucal.
Geralmente procuramos um dentista quando queremos realizar um implante dentário, por exemplo, porém um paciente que se trata da doença renal crônica deve ter também o acompanhamento de um profissional da saúde bucal por conta da doença.
Doenças renais mais comuns
As doenças renais que mais aparecem são:
- Cálculos renais, ou as famosas pedras nos rins;
- Pielonefrite, que é a infecção nos rins;
- Cistos renais;
- Câncer de rim;
- Insuficiência renal.
A grande maioria dos pacientes que sofrem de insuficiência renal, ou doença renal crônica (DRC), manifestam sintomas na boca, que podem evoluir e se agravar, levando a complicações mais sérias se não tratados.
Quais os sintomas que podem surgir na boca?
Nesses pacientes, ocorre a redução do fluxo salivar, além disso, também aumenta a concentração de uréia e fósforo na saliva. Isso pode levar ao aumento de tártaro e placa microbiana, também chamada de biofilme.
Outro fator que pode ocorrer devido a concentração maior de uréia na saliva é o hálito urêmico, com cheiro de ureia. Um gosto metálico também pode ser sentido pelo paciente.
Alguns pacientes podem também sofrer de hiperplasia gengival por conta do uso de alguns medicamentos utilizados no tratamento da DRC.
Por conta da menor imunidade que alguns pacientes demonstram em estágios avançados da doença, a boca fica mais suscetível à instalação de fungos e vírus, como o da candidíase. Por isso pode haver o aparecimento de biofilme
Problemas relacionados aos ossos da boca também podem surgir nos pacientes que sofrem de insuficiência renal crônica. Também existem relatos de hemorragia na gengiva.
Segue uma lista das principais doenças que podem aparecer na boca de pacientes de DRC.
- Cáries;
- Lesões nas mucosas;
- Gengivite e periodontite;
- Palidez da mucosa;
- Infecções nas mucosas;
- Hálito urêmico;
- Hemorragia na gengiva;
- Erosão dos dentes;
- Má formação do esmalte.
Na presença de qualquer sintoma, recomenda-se procurar um profissional da odontologia e um médico especialista na saúde dos rins.
Como tratar esses pacientes?
Esses pacientes, além dos cuidados dos nefrologistas, os especialistas em rins, é necessário o cuidado de perto por um dentista, visto que a saúde bucal pode piorar bastante em casos como esses.
Havendo erosão dos dentes, é possível utilizar facetas de porcelana ou de outro material para deixá-los como novos, por exemplo.
Em casos de procedimentos um pouco mais complexos, como cirurgias, pode ser melhor conversar com o nefrologista antes de realizá-los, por conta do risco de hemorragia em alguns pacientes.
Um exemplo disso são as remoções dos dentes do siso, ou até mesmo a realização de um implante dentário.
Não havendo contra indicação do especialista, esses procedimentos podem ser realizados normalmente, contribuindo para a melhor saúde bucal do paciente e para o aumento de sua autoestima.
Os implantes dentários são importantes no aspecto da autoestima, o que pode ajudar no tratamento como um todo. Os pacientes que realizam um implante dentário antes e depois sentem certa diferença nesse aspecto.
A doença renal crônica também pode afetar as gengivas, que por sua vez afetarão o tempo de duração do processo de erupção dos dentes, que é quando eles estão “nascendo”. Também afetam a posição desse processo.
Desse modo, é necessário utilizar aparelho ortodôntico, seja ele o tradicional ou os mais recentes alinhadores invisíveis no tratamento desses pacientes.
Como aumenta a prevalência de cáries e tártaros, além de haver probabilidade de redução do esmalte nos dentes, podem aparecer manchas que podem ser retiradas. É possível realizar clareamento para deixá-los como novos.
Existem diversos tipos de clareamento no mercado, por isso deve-se checar se não existem componentes que podem gerar interação medicamentosa, entre eles, porém seu dentista saberá indicar o ideal.
Se tratando de preço clareamento dental também pode variar bastante.
No geral, o acompanhamento de pacientes com problemas renais deve ser intensificado, visto que influencia bastante na região da boca e os problemas que aparecem podem se desenvolver de maneira mais grave.
Cabe ao profissional dentista recomendar e incentivar uma limpeza diária intensificada, principalmente se tratando dos imunodeprimidos, ou que tomam medicamentos com esse efeito, pois doenças infecciosas simples podem ser fatais para esse tipo de paciente.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.