Muitas pessoas não sabem, porém, a saúde bucal e prática esportiva são questões que estão amplamente relacionadas.
Isso porque, um atleta pode acabar tendo seu rendimento comprometido em casos em que há alguma doença bucal.
Além de doenças que podem ser desenvolvidas por falta de cuidados com a saúde bucal, atletas também podem sofrer com traumatismos que causam a quebra ou queda dos dentes, fazendo com que muitas vezes precisem de tratamentos que envolvem a colocação de faceta em resina, por exemplo.
Portanto, se você é um atleta, além de cuidar de questões como alimentação, treinos e preparo físico, também é necessário ter um cuidado especial com a saúde bucal.
Uma vez que, qualquer doença pode acabar com seu rendimento e preparo para campeonatos, por exemplo.
Desse modo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre como a saúde bucal pode interferir na prática esportiva e assim, evitando doenças, patologias e buscando tratamentos preventivos para que não arrisque seu desempenho.
Qual a relação entre saúde bucal e prática esportiva?
A primeira pergunta a ser feita é justamente qual a relação da saúde bucal com esportes.
Para responder essa pergunta, é necessário entender que a odontologia é a ciência que cuida da manutenção de todo o sistema estomatognático.
Ou seja, é um complexo que envolve face, pescoço, cavidade bucal, músculos, articulações, ossos, deglutição, mastigação, respiração, postura, posição dos maxilares e dos dentes.
Dessa forma, também é necessário entender que, um atleta esportivo usa seu corpo de maneira exaustiva, tanto que, alguns esportes causam lesões e problemas que acabam se tornando crônicos com a chegada da idade.
Justamente por isso que atletas costumam se aposentar cedo.
Portanto, quando qualquer parte do corpo acaba falhando, o desempenho do atleta pode acabar prejudicado, mesmo que essa parte seja a bucal.
Um exemplo disso é uma possível má oclusão, causadora de problemas de mastigação, pode prejudicar a absorção de nutrientes importantes.
Além dela, uma dor de dente, causada por cáries ou até mesmo por causa da colocação de um aparelho dentário invisível pode prejudicar a concentração durante uma competição, uma respiração feita pela boca.
Essa questão é capaz de diminuir cerca de 21% o rendimento, assim como uma infecção bucal pode acabar se espalhando colocando o coração em risco.
Quais cuidados bucais os atletas devem ter?
Desse modo, uma vez que um atleta precisa cuidar da alimentação, da saúde de órgão vitais e de algumas outras coisas, como por exemplo a saúde mental.
Dessa maneira, é necessário se atentar com a saúde bucal, através de visitas ao dentistas e tratamentos, como por exemplo a aplicação de facetas de resina.
Pensando nisso, confira alguns dos cuidados que podem ser tomados pelo atleta para evitar problemas bucais.
- Manter uma boa higiene bucal diária;
- Não exagerar no consumo de bebidas isotônicas;
- Ter precaução no uso de suplemento de proteínas;
- Estar atento ao deslocamento dos dentes;
- Fazer tratamentos dentários durante as férias.
Além dos cuidados listados acima, é necessário tomar algumas precauções extras a depender do tipo de esporte realizado pelo atleta.
Um exemplo são as lutas, que são perigosas para os dentes, uma vez que um golpe pode vir a acertar a boca e portanto causar a quebra deles, questão que faria o atleta necessitar de lente de contato dental.
Dessa forma, é necessário usar proteções na boca, bem como um ciclista precisa usar equipamentos de proteção como o próprio capacete.
Fazendo o uso desse tipo de equipamento, é possível proteger os dentes de possíveis impactos. Entretanto, dependendo do tipo de impacto, mesmo com a proteção, ainda sim é possível perder os dentes.
Em suma, além dos cuidados práticos com proteções na boca, também é necessário ter cuidados com a alimentação.
Uma vez que, alimentos ricos em açúcar são um verdadeiro vilão para a saúde bucal, uma vez que, eles são mais propícios a proliferação de bactérias na boca, questão que causa cáries, gengivites e doenças periodontais.
Tomando todos esses e mais alguns cuidados será possível manter seus dentes saudáveis, estéticos, sem precisar colocar facetas de porcelana, e desempenhar um rendimento 100% para competições e campeonatos.
Porém, mesmo assim, ainda é preciso manter um acompanhamento periódico com o dentista de modo a detectar qualquer problema bucal que possa surgir e assim tratá-lo com antecedência de modo a evitar agravamentos e até mesmo os sintomas de patologias bucais.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.