cisto
Categorias:

Entenda o que é cisto de erupção

O cisto de erupção é algo bem específico que acontece com as crianças e não é tão incomum assim, sendo uma dificuldade do dente e romper a camada da gengiva, formando um cisto de erupção ou quando ele já está preenchido por sangue, ficando roxo, podendo ser chamada também de hematoma de erupção.

O dente é formado dentro de uma casquinha, que protege lá dentro, quando está perto de romper, essa “casquinha”, se dissolve para conseguir romper o tecido e o dente sair, se por algum motivo esse dente não conseguir fazer esse processo sozinho, o dente não consegue sair da pele e da gengiva.

Se começar a extravasar sangue, fica um aspecto de hematoma, roxa deixando até mesmo uma gengiva azulada de repente que pode estar indicando que está cheio de sangue dentro desse cisto.

Não é necessário se preocupar tanto, normalmente, em uma semana ou sexta se resolve e o dente começa a romper.

No entanto, em alguns casos é necessário agir de forma cirúrgica, um procedimento simples, fazendo incisão para ajudar o organismo a romper o cisto, se demorar demais para aparecer ou se começar a ter um cisto é necessário a intervenção do profissional e, em alguns, casos a criança precisará até mesmo de um implante dentário no futuro.

Como ocorrem os custos de erupção em crianças?

Nas crianças, podemos abordar um exemplo de um bebê de 3 meses, onde os molares estavam erupcionando e ele estava com dois cistos de erupção do lado direito, dos dois molares e um hematoma de erupção do lado esquerdo, que estava machucando a criança porque já tinha nascido o dentinho inferior.

Infelizmente essa situação traz algumas consequências para as crianças, como:

  • Perda de apetite;
  • Irritabilidade;
  • Perda de peso;
  • Um pouco de dor.

Então, quando a mãe começa a perceber a perda de peso, o dentista resolve intervir, basicamente para romper e ajudar essa criança a voltar a se alimentar. Também é possível instruir a mãe a fazer massagens com produtos gelados, como mordedores, auxiliando para o dente romper sozinho.

É muito importante ter um acompanhamento de perto com o profissional, principalmente quando é criança ainda, existe alguns casos, que pode ser apenas uma inflamação na gengiva, mas a pessoa pode sofrer de agenesia dentária, ou seja, falta de alguns dentes, sendo necessário uma prótese dentaria no futuro.

Além disso, a orientação do profissional é extremamente importante, porque fará com que a criança consiga se alimentar e também evite perder peso, podendo causar até mesmo o problema de saúde geral.

Como identificar um cisto de erupção?

É possível fazer a identificação de um aumento de volume na gengiva, transparente que é um cisto ou com sangue, que é um hematoma de erupção, quando o dente tá nascendo e a criança abre a boca por exemplo, analisando o aumento de volume bem significativo.

Então, não é aquela gengiva larga, porque o molar tá nascendo, e sim um aumento de volume quase do tamanho do dente que vai nascer, e lá dentro parece uma bolha transparente, ou contendo o sangue. Às vezes, quando tem sangue, é comum as mães acharem que a criança machucou com algum brinquedo.

Mas não, na verdade acontece de uma forma comum, não é possível saber a causa, mas é necessário ficar atento, para que o odontopediatra tenha as primeiras intervenções, e a importância da ênfase, em que a criança deve ser acompanhada pelo profissional bem seja bem pequeno.

É importante também incentivar os pequenos a higienização da forma adequada a boca, porque em alguns casos, em sua vida futura com o acúmulo de bactérias, os dentes poderão se desgastar tendo a necessidade de usar e ver os resultados do implante dentário antes e depois.

Às vezes, o cisto pode estar fazendo com que o paciente mastigue apenas de um lado, causando um desgaste do outro lado, onde se encontram os demais dentes, e isso, acabará prejudicando um paciente, porque quando o dente fica muito desgastado, pode atrapalhar o suporte do dente, levando ele a uma prótese fixa.

Como funciona o tratamento

O especialista irá agir em iniciar o tratamento, ele fará a drenagem desse cisto, porém não é nada muito preocupante, é um procedimento rápido, que gera um alívio imediato deste conteúdo que está dentro desta bolha.

Além de sempre higienizar, escovar e passar fio dental nos dentes, é importante sempre fazer a verificação e dar uma olhada nos dentes do fundo, se está tudo bem ou algum tipo de mancha, com uma bolha ou até mesmo outra alteração.

Em alguns casos, essa bolha pode até mesmo ser rompida, no caso das crianças, quando põe alguma coisa na boca ou até mesmo morder algum alimento consideravelmente duro, isso pode ajudar o rompimento desse cisto e o nascimento do dente.

Em outros casos, o especialista irá orientar a mãe a fazer compressas e até mesmo massagens para ajudar no desenvolvimento da bolha e no nascimento deste dente, para que o bebê tenha uma vida saudável e não sofra.

Busque saber sobre quanto custa um implante dentário, ter essa ciência poderá trazer satisfações nessa vida de adulto, e ainda com benefícios.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.