Categorias:

Escova de dentes: a importância da troca após se recuperar de uma doença

A escova de dentes é um agente central na ação para a manutenção da saúde bucal, isso porque ele é um objeto super importante na higienização da boca. 

 

Já a higienização é um ato que por sua vez é capaz de evitar cerca de 90% de todas as patologias bucais por si só. 

 

Dessa forma, devido a sua tamanha importância, é necessário se atentar com alguns detalhes que podem impedir a escova de cumprir o seu papel, que por sua vez acabam  deixando seus dentes e saúde bucal vulneráveis a diversas doenças. 

 

Justamente por isso que, além de buscar se consultar em uma clínica de ortodontia de forma periódica, deve também fazer trocas recorrentes de sua vez, uma vez que após 90 dias de uso seu desempenho pode ficar comprometido.

 

Além do tempo de uso, outro fator pode comprometer o papel da escova fazendo com que seja necessário trocá-la, que nada mais é do que o uso dela durante o tratamento ou enfrentamento de uma doença bucal. 

 

Desse modo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre esse tema e entenda porque é importante trocar a escova de dentes após se recuperar de uma doença bucal, mesmo que tenha realizado um tratamento de sucesso através da consulta com um dentista de canal.

Quais os indicativos para a troca da escova de dentes?

A escova é um agente muito importante na saúde bucal. Dessa forma, é preciso estar atento a sinais de que sua atividade pode estar comprometida, ou seja, os sinais de que ela precisa ser trocada por não conseguir fazer a limpeza adequada dos dentes.

 

Portanto, o primeiro indicativo é o tempo. Uma escova depois de 90 dias de uso já não consegue limpar os dentes como deveria, mesmo que não pareça tão usada. 

 

Entretanto, a depender da força implicada na hora de escovar os dentes, pode ser necessário trocar a escova até mesmo antes. 

 

Além disso, é preciso trocar a escova após se recuperar de qualquer doença, principalmente aquelas que envolvem a contaminação por vírus e bactérias. 

 

Isso porque, ao usar a escova no período da doença, seu germes vão estar presentes neste objeto, uma vez que ele entra em contato direto com sua saliva.

 

Vale lembrar que a saliva é uma secreção corporal e que as secreções do corpo geralmente são os principais agentes transmissores de doenças relacionadas a vírus, por exemplo.  

 

Dessa forma, para entender mais sobre outras ocasiões que seria necessário trocar a escova, é possível ir a uma consulta através de um dentista 24 horas. 

Quais cuidados manter com sua escova de dentes?

Além de se atentar no tempo e ocasiões em que trocar a escova vira uma necessidade, devido a sua importância, é preciso se atentar há alguns cuidados com ela para prevenir que suas atividades de limpeza não sejam prejudicadas.

 

Um dos primeiros cuidados a ser tomado é lavar a escova em água corrente após a escovação, para que os restos de alimentos presos nos dentes não fiquem presos nela. Esse fator pode atrair diversos microrganismos.

 

Outro ponto importante é não usar produtos de limpeza para industrializados. 

 

Isso porque, ao invés de limpar, eles podem prejudicar as cerdas, que por sua vez não farão a higienização adequada nos dentes, o que pode causar doenças bucais. Nesse caso, o paciente precisa de um dentista especialista em gengiva.

 

Por último, mas não menos importante, é necessário ter cuidado em onde armazená-las, principalmente em situações de viagens. 

Nesse caso, será necessário um porta escovas e que de preferência fique longe da umidade, uma vez que sua escova pode chegar a mofar e criar microrganismos quando são guardadas em lugares úmidos.

 

Em suma, tomando essas precauções, é possível ter uma escova que faça o seu papel com excelência ao escovar os dentes. 

 

Com isso, vai evitar a necessidade da busca por um especialista em gengiva retraída, da mesma forma que irá prevenir o surgimento de doenças, como por exemplo:

 

  • Cáries;
  • Tártaros;
  • Gengivite;
  • Placas bacterianas;
  • Doenças periodontais. 

 

Vale lembrar que além de uma boa escovação, é sempre necessário consultar um dentista para que ele possa fazer avaliações periódicas para manter a manutenção de uma boa saúde bucal, e assim, identificar patologias de modo precoce.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.