Você acha que a terapia só serve para quem é “louco”? Se a sua resposta foi sim, é bem provável que você não entenda muito bem o que é terapia ou mesmo para o que ela serve. Infelizmente, esse é um assunto do qual ainda se tem um certo pré-conceito.
De acordo com a OMS, no ano de 2019, os dados apontavam que o Brasil era o país mais deprimido da América Latina. Isso quer dizer que são quase 12 milhões de pessoas com algum tipo de transtorno mental, o que equivale a 5,8% da população.
E, dentre outros objetivos, a terapia visa tratar ou aliviar alguns sintomas debilitantes que os transtornos podem fazer surgir. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre o que é terapia e qual é a sua importância.
O que é terapia?
E terapia nada mais é que uma forma de tratar algum problema psicológico, emocional ou comportamental. É comum que muitas pessoas associem ao ato de “conversar”. No entanto, é possível fazer uso de técnicas verbais e não verbais.
Através dessas técnicas, o profissional auxilia o paciente a refletir sobre suas questões, bem como encontrar formas de tratar ou aliviar o seu incômodo. Dessa forma, visa melhorar o seu relacionamento consigo mesmo e com os demais.
Na grande maioria das vezes, o foco desse tipo de tratamento é o de mudar emoções, comportamentos e pensamentos ineficientes.
Para que serve a terapia?
Por intermédio de técnicas, encontros semanais e bastante conversa, a terapia tem como função tratar os problemas psicológicos. Mas como? Na verdade, há mais de um tipo de abordagem, uma vez que há vários tipos de dores emocionais a tratar ou aliviar.
No entanto, é comum que o paciente não reaja bem a uma determinada vertente, haja vista que cada indivíduo é único e possui necessidades próprias. Por isso, a terapia acompanha a diversidade de personalidades das pessoas.
Dessa forma, o psicólogo aplica diversos tipos de tratamento. É a melhor forma para se trabalhar, o luto, estresse, ansiedade, depressão, baixa autoestima, desespero, conflito em relacionamentos e diversas outras situações que pareçam não ter solução.
No entanto, a terapia também serve para os pacientes que não tem nenhum transtorno, mas que desejam se conhecer melhor, encontrar um propósito para a sua vida ou mesmo descobrir as suas potencialidades.
Também é uma ótima opção para doenças psicossomáticas, as quais se relacionam com a emoção ou pensamento. Ou seja, quando o paciente não administra suas emoções e culmina em algum problema físico, como prisão de ventre ou gastrite nervosa.
Leia também: terapia com massagem tântrica.
Como funciona a terapia?
A primeira coisa que você deve saber sobre o assunto é que se trata de um processo de médio a longo prazo. Isso quer dizer que não há qualquer data limite para que o seu tratamento acabe. Mas, no geral, costuma ser um processo que demora um tempo.
O psicólogo auxilia o paciente, através de alguns questionamentos, a mudar algumas questões habituais, sempre que for necessário. Por isso, durante as sessões, as quais podem ser semanais ou quinzenais, o paciente fala acerca daquilo que está lhe incomodando.
Podem ser coisas recentes ou alguma história antiga que tem lhe causado sensações desagradáveis. E, ao mesmo tempo em que ajuda a lidar com o problema, o profissional avalia o comportamento e personalidade do paciente, a fim de definir as melhores formas de ajuda.
À medida que se abre com o psicólogo, é comum que se toque em assuntos que sejam mais doloridos, ainda que não seja algo obrigatório. Mas, ao fazer isso, o paciente passa a conhecer mais sobre si mesmo, além de saber lidar com a situação.
No caso de o paciente sofrer algum transtorno grave, como agorafobia ou síndrome do pânico, o tratamento envolve uso de alguns remédios. Contudo, não há problema em fazer ambos, uma vez que cada um oferece benefícios diferentes e próprios para o paciente.
Quais são os benefícios da terapia?
Conhecer alguns dos benefícios da terapia é uma das formas de entender melhor sobre qual é o intuito dessa técnica. Dentre as suas vantagens, podemos citar:
- Descobrimento de um propósito de vida;
- Quebra de círculos viciosos e padrões nocivos;
- Inteligência emocional;
- Melhora no desempenho profissional;
- Tratamento de transtornos mentais;
- Aumento da autoconfiança e autoestima;
- Fortalecer relacionamentos interpessoais;
- Superar situações traumáticas;
- Aprender a usar seus pontos fortes.
Quando procurar a terapia?
A verdade é que você pode procurar fazer terapia em qualquer momento da sua vida, uma vez que ela nunca vai ser prejudicial. Ainda que não se tenha nenhum problema aparente, com certeza você vai tirar ótimas lições dessa ajuda profissional.
Mas, dentre algumas situações das quais você pode buscar ajuda profissional, podemos citar as seguintes:
- Quando se tem alguma doença ou transtorno mental;
- A fim de mudar um comportamento nocivo;
- Para superar algum trauma;
- Quando se quer encontrar um destino para a vida.