Qual chá emagrece de verdade?
Muitas pessoas buscam um chá como aliado na perda de peso, mas com a enorme quantidade de chás diferentes no mercado, fica difícil saber qual chá emagrece de verdade.
Quer saber a resposta a esta pergunta? Então continue a sua leitura abaixo!
Chá verde
Entre as muitas vantagens do chá verde, a que se destaca é a de ajudar na perda de peso rapidamente.
O chá verde é considerado um alimento para queima de gordura e, muitos nutricionistas recomendam utilizá-lo como auxilio na dieta para perder peso e alcançar o corpo ideal.
Essas virtudes atribuídas ao chá verde são comprovadas cientificamente? Todos os chás verdes têm essas propriedades?
Antes de prosseguir, recomendamos que conheça o chá 17 ervas, pois trata-se de novo emagrecedor fenomenal para as mulheres quando o assunto é reduzir medidas.
Chá verde: uma bebida de zero calorias
O chá verde não contém calorias, portanto não afeta o balanço energético do corpo se for consumido sem adição de açúcar.
Portanto, você pode tomar o chá verde regularmente e em diferentes horários do dia, e pode até mesmo tomar o chá verde ao invés de refrigerantes.
Mas isso explica apenas o fato de o chá verde não engordar, e não o fato dele ajudar a perder os quilos extras.
O chá verde na realidade possui dois compostos que desempenham um papel no aumento do metabolismo, o que vai efetivamente ajudar no emagrecimento.
Trata-se da teína e uma catequina com o nome complexo de “epigalocatequina galatte” (o EGCG, para simplificar!).
Os benefícios do chá verde no metabolismo
As catequinas, além de terem um efeito preventivo de certas doenças, como por exemplo, alguns tipos de câncer, são antioxidantes muito importantes que dão a amargura às folhas de chá verde. Uma folha de chá verde contém entre 15% e 30% de catequinas.
Este antioxidante ajuda a distribuir as gorduras absorvidas pelo corpo, especialmente na barriga. Se você consumir esta bebida regularmente, rapidamente descobrirá que sua cintura reduziu.
A teína contida na bebida também atua como um queimador de gordura no corpo. Este composto da família da cafeína promove de fato a lipólise, ou seja, a queima de gordura.
Cada folha de chá verde contém até 4% de teína. Misturado com o polifenol também contido na bebida, os lipídios e carboidratos absorvidos pelo organismo são reduzidos, bem como as calorias.
Assim, o chá verde ajuda a manter um peso estável, além de aumentar o metabolismo do corpo.
Alguns estudos mostram que consumir chá verde aumenta o gasto energético diário em até 180 calorias, mas nenhum estudo prova que isso resulte em perda de peso.
Desde o ano 2000, os estudos sobre o assunto chegam a 40 e, a maioria deles conclui que o chá verde desempenha um papel real na perda de peso.
Chá verde, um diurético eficaz?
O chá verde tem um efeito diurético no corpo, isso porque ele hidrata, e a catequina que ele contém confere seus poderes contra a retenção de líquidos.
Todos os chás têm esse poder diurético, mas o chá verde, por conter mais catequina do que os outros chás tem um efeito diurético mais forte.
Assim, ele facilita a eliminação de toxinas ruins e gorduras acumuladas. Para promover os efeitos diuréticos do chá verde, ele deve estar associado a um alto consumo de água.
Também é aconselhável associar o chá verde a certas plantas com poderes diuréticos, como dente de leão, erva-doce, cavalinha, dentre outros.
Em resumo: o chá verde emagrece de verdade?
O chá verde aumenta a taxa metabólica basal e geralmente resulta em uma barriga lisa e uma silhueta mais fina, assim como o chá 17 ervas, sendo alguns chás ideais para perder peso de forma rápida.