Mais do que um tipo de dieta, o veganismo implica em uma maneira de repensar os costumes de consumo de forma a desencorajar qualquer tipo de violência ou crueldade animal, seja na alimentação, vestimenta ou nos produtos de higiene.
Além de ser uma forma mais sustentável de se construir um mercado consciente, os hábitos alimentares livres de proteína e exploração animal também podem afetar o bem-estar da saúde bucal.
Desta forma, o veganismo é capaz colaborar com a manutenção do bem-estar e da saúde geral dos mais de 7 milhões de brasileiros adeptos a esse estilo de vida.
O que é o veganismo e como ele funciona?
O veganismo é uma filosofia que determina a forma com que os consumidores e simpatizantes da causa irão se relacionar com todos os tipos de produtos, desde a alimentação e peças de vestuário, a artigos de limpeza e entretenimento.
Dieta
No quesito alimentar, essas pessoas preferem não ingerir nenhuma comida de origem animal seja carne, ovos ou qualquer tipo de derivado do leite.
Trata-se de uma alimentação rica em nutrientes e gorduras vegetais que auxilia, inclusive, na redução de doenças crônicas cardiovasculares e de origem cancerígenas.
No entanto, os nutrientes restringidos com a dieta podem ser facilmente supridos em produtos de origem integralmente vegetais ou, se necessário for, com o uso de suplementos.
Veja também
- Entenda como a imunidade afeta sua saúde bucal
- Feridas na boca: entenda o que pode ser e como tratar
- Como posso ter certeza de que um produto é 100% vegano?
Higiene e cuidados bucais
Já os produtos utilizados para a realização da limpeza domiciliar e para a higiene pessoal, são selecionados de acordo com a garantia de não serem testados em animais, e isso inclui os cuidados odontológicos.
Hoje já existem diversas marcas de pastas de dente veganas, fio dental e escovas bucais feitas de fibra de bambu.
Elas são completamente seguras, não possuem nenhum tipo de interferência animal e ainda cumprem o papel de limpeza profunda sem agredir os dentes ou estragar acessórios ortodônticos, como o aparelho dental invisivel.
Como muitos dos artigos veganos não usam substâncias químicas em sua composição, eles acabam se tornando uma opção bastante viável para os pacientes mais sensíveis, que sofrem com alergias e distúrbios autoimunes, por exemplo.
Veganismo e saúde bucal
Qualquer tipo específico de dieta, para ser praticado de forma segura e saudável, deve ser realizado com o acompanhamento médico. Com o veganismo não é diferente, uma vez que é preciso estar sempre atento ao equilíbrio e a reposição adequada de nutrientes.
Isso porque, um paciente que tenha deficiência em vitamina b12, por exemplo, tem maiores tendências de desenvolver aftas e a sensação de ardência na cavidade bucal.
Além disso, a ingestão insuficiente de ferro pode interferir no metabolismo ósseo e prejudicar a troca mineral de cálcio e fósforo, até mesmo nos tecidos maxilares.
Para se ter uma ideia, essa deficiência causa dificuldades na realização de procedimentos odontológicos, como a aplicação do implante dentario.
A anemia ferropriva é também uma das causadoras da síndrome de Plummer Vinson (SPV), que pode levar a diversos desconfortos bucais, além de aumentar a chance do desenvolvimento de alguns cânceres na região, como o de faringe e esôfago.
Deste modo, garantir os níveis adequados de nutrientes é essencial para o pleno funcionamento do organismo e uma forma de evitar doenças.
É possível encontrar o ferro em alimentos como:
- Castanhas;
- Sementes;
- Frutas secas;
- Grão de bico;
- Soja;
- Castanha de caju.
Essas oleaginosas são fundamentais na nutrição vegana, mas os pacientes que utilizam a lente de contato dental podem optar por verduras escuras como o espinafre, brócolis e agrião, como forma de evitar danos às facetas dentárias.
O alto consumo de frutas, verduras e legumes é um forte aliado no combate às cáries e à periodontia.
Isso porque esses alimentos auxiliam na remoção das placas bacterianas e podem até colaborar com o clareamento dental natural, como é o caso dos morangos que são ricos em ácido málico.
Por fim, é preciso que esses pacientes estejam atentos à higienização bucal para manter a saúde dos dentes sempre em dia.
Assim, antes de comprar os produtos, é necessário verificar que não tenham sido testados em animais e garantir, com o seu dentista, que os ingredientes não sejam prejudiciais para a saúde bucal.
Ingredientes naturais, como o bicarbonato de sódio, podem ser muito abrasivos aos dentes e devem ser evitados para não causar o desgaste ao esmalte dentário ou danos ao aparelho invisivel e às próteses.
Deste modo, ainda é preciso dizer que – de modo geral – as frutas, vegetais e sementes, produtos mais frequentes na dieta, são fundamentais para a qualidade do organismo, contribuindo com a resistência da cavidade e o equilíbrio da mucosa, reduzindo riscos de inflamações, desde que consumidos com consciência.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.