Categorias:

Entenda como a imunidade afeta sua saúde bucal

Você sabe como a imunidade afeta sua saúde bucal? Então este artigo é o lugar certo para você, pois abordaremos esse tema, explicando todos os detalhes sobre o assunto.

No decorrer do conteúdo, você irá entender de que maneira a imunidade, tanto quando está em baixa como quando está em alta, afeta a qualidade da saúde bucal, especialmente dos dentes.

O que é imunidade?

O conceito de imunidade não é muito direto. De maneira prática, quando falamos em imunidade, estamos falando sobre a resposta imunológica do organismo, ou seja, de que maneira o nosso organismo está se “comportando” e respondendo aos estímulos.

Dessa forma, quando tratamos sobre a baixa imunidade, estamos dizendo que o organismo não está muito fortalecido para receber os estímulos. A baixa imunidade pode fazer com que a pessoa esteja mais exposta a problemas no organismo.

Entenda mais sobre a saúde bucal

A saúde bucal se refere, principalmente, à saúde dos dentes. Inclusive, cuidar dos dentes é uma prática que todas as pessoas deveriam ter, desde a infância até a fase adulta.

Infelizmente, muitas pessoas ainda negligenciam essas práticas, deixando de lado os cuidados necessários para manter a saúde bucal qualificada, mesmo que essas práticas sejam simples.

Se você começar um acompanhamento odontológico desde cedo, certamente terá mais chances de cuidar melhor dos dentes, pois os dentistas passarão de forma completa as principais recomendações para ter uma saúde bucal de qualidade.

Entre essas recomendações estão os processos de higienização bucal e os hábitos que devem ser trabalhados para melhorar a saúde dos dentes, tais como:

  • Escovação dos dentes após as refeições;
  • Utilização do fio dental no processo de escovação;
  • Consumo de alimentos saudáveis;
  • Evitar hábitos prejudiciais, como o tabagismo;
  • Cuidar da saúde mental e do organismo;
  • Seguir realizando consultas odontológicas.

Esse último ponto da nossa lista, inclusive, costuma ser um dos principais problemas para a população. Muitas pessoas acabam não seguindo o acompanhamento, por diversos motivos, seja financeiro ou até mesmo por acharem que não precisam.

Entretanto, seguir com acompanhamento, principalmente para pessoas que precisam de tratamentos odontológicos de rotina, como o uso de aparelho invisivel, é fundamental para garantir a continuidade dos procedimentos e, consequentemente, aumentar as chances de ter uma saúde bucal de qualidade.

Inclusive, esse tratamento com aparelhos odontológicos, por exemplo, é muito comum.

Como é um tratamento abrangente, ou seja, entra na necessidade de diversas pessoas, que possuem problemas estruturais variados, ele se torna uma opção muito interessante, sendo recomendado pelos dentistas.

É bom salientar que existem diferentes tipos de aparelhos dentários. O aparelho dental invisivel é apenas uma das opções, mas também existem os aparelhos fixos, móveis e transparentes, por exemplo.

Veja também

A relação da baixa imunidade com a saúde bucal

Agora que fizemos uma contextualização acerca desses dois conceitos, é importante começar a entender de que forma a baixa imunidade pode fazer com que as pessoas tenham problemas nos dentes e na boca.

Conforme foi dito anteriormente, a baixa imunidade faz com que o organismo tenha dificuldade em responder aos estímulos e também a combater invasores, como vírus e bactérias.

Inclusive, com o organismo estando fraco, é possível que esses vírus e bactérias se fortaleçam ainda mais dentro do corpo das pessoas que possuem essa baixa imunidade.

Assim, a boca, por ser o canal direto de consumo dos alimentos, é uma região bastante exposta a bactérias. Se as pessoas não realizarem a higienização bucal da maneira que é recomendada, é natural que os alimentos fiquem presos nos dentes.

Ademais, para quem utiliza aparelhos ou uma lente de contato dental, a chance dos alimentos ficarem presos é ainda maior.

Por isso, conforme os alimentos vão ficando presos nessas cavidades, as bactérias vão se espalhando pela boca. Se o organismo estiver fraco para lutar contra essas bactérias, elas rapidamente tomam conta do espaço e podem causar diversas doenças bucais.

Doenças bucais causadas pela baixa imunidade

Dessa maneira, existem diversas doenças bucais que podem ser geradas também por conta da baixa imunidade do organismo.

Agora, falaremos mais especificamente de quais são e o motivo pelo qual isso acontece, além de entender a gravidade de cada doença.

1 – Aftas

Para começar, temos as aftas. Apesar de não ser um problema muito sério, é uma doença bastante incômoda e dolorosa.

De modo geral, as aftas são pequenas feridas que surgem na boca, seja na língua ou na gengiva, formando uma “bolha”, vermelha e dolorosa.

Normalmente, o surgimento das aftas é gerado por infecções nas regiões próximas, sendo que isso ocorre justamente por que o organismo não está conseguindo combater diretamente as infecções. A resposta é formar essas bolhas, que são bastante incômodas.

As aftas irão embora depois de um tempo, mas existem formas de tentar combater mais rapidamente esse problema, como utilizando pomadas analgésicas e corticóides, tomando remédios antibióticos para aliviar a dor, entre outras ações.

Entretanto, a forma mais efetiva de tratar esse problema, e tentar evitar que ele aconteça novamente, é eliminando as bactérias presentes na boca, principalmente com a higienização bucal, escovando os dentes corretamente.

2 – Estomatite aftosa

A estomatite aftosa é uma doença semelhante às aftas, só que ainda mais problemática e dolorosa.

De modo prático, trata-se do acúmulo de aftas na boca, ou seja, quando vão surgindo diversas aftas ao mesmo tempo, na língua ou na gengiva.

Essa é uma doença que pode ser muito incômoda, e é muito comum que acometa as crianças, justamente por conta de ser natural que elas possuam baixa imunidade.

Além de gerar feridas dolorosas, essa doença dificulta a escovação, a digestão de alimentos e a fala.

3 – Gengivite e periodontite

A gengivite e a periodontite são doenças que afetam diretamente a região da gengiva e os tecidos que compõem esse espaço.

Primeiramente, a gengivite é uma inflamação da gengiva, e é um dos exemplos mais clássicos de como a baixa imunidade pode gerar esses tipos de problemas. Essa doença causa diversos sintomas bastante incômodos, tais como:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Dor de garganta;
  • Dor de cabeça;

Se você estiver procurando um tratamento odontológico e perguntar em uma clínica, por exemplo, quanto custa lente de contato dental, será recomendado que não realize nada enquanto estiver com esse tipo de doença, visto que pode prejudicar todo o andamento do tratamento. Após a resolução, a colocação pode ser feita.

Apesar disso, a gengivite é uma doença que pode ser tratada com remédios que aliviam a dor e ajudam a desinflamar.

Entretanto, o melhor remédio para evitar que essas doenças apareçam segue sendo a higienização bucal. Por outro lado, a periodontite é uma doença um pouco mais importante.

De modo geral, a periodontite é um estágio avançado da gengivite, sendo o período em que a doença avançou para a região do periodonto, ou seja, o tecido responsável pela fixação dos dentes na gengiva.

Como afeta um tecido de sustentação fundamental, essa doença pode fazer com que as pessoas percam seus dentes, tendo que substituí-los por um implante dentário e próteses dentárias.

Como a baixa imunidade afeta o corpo de modo geral?

Vimos que a baixa imunidade afeta diretamente a saúde bucal, já que o organismo fica totalmente exposto ao descontrole viral e bacteriano.

Além disso, a baixa imunidade também pode causar diversos problemas em outras partes do corpo, gerando doenças frequentemente.

A gripe, por exemplo, é um resultado direto da baixa imunidade. Como é uma doença de fácil contágio, é natural que as pessoas acabem se contaminando, às vezes mais de uma vez por ano.

Entretanto, se o organismo estiver saudável e bem cuidado, a resposta imunológica será bastante importante, controlando rapidamente o avanço da doença.

Caso a imunidade esteja baixa, os sintomas de doenças como essa podem se agravar, dificultando a rápida recuperação dessas pessoas.

Como melhorar a imunidade

Como pode ser percebido, melhorar a imunidade é fundamental para evitar problemas na boca e no corpo, especialmente para quem passou ou está passando por tratamentos bucais, como o clareamento dental.

Mas, como fazer isso? Bom, essa ação está totalmente relacionada com os hábitos que você possui e com a alimentação que você segue no dia a dia.

Existem diversos alimentos que podem ser interessantes para melhorar a resposta imunológica do organismo, tais como:

  • Frutas cítricas;
  • Folhas verde escuras;
  • Cereais, integrais e grãos;
  • Peixes e azeite (ômega 3);
  • Cebola;
  • Alho;

Coincidentemente, a grande maioria desses alimentos também são recomendados para melhorar os cuidados com a saúde bucal.

Assim, se você perguntar para o seu dentista sobre alimentos que são recomendados para fortalecer os dentes, certamente eles passarão algumas dessas opções.

Agora, se você estiver procurando por quanto custa um clareamento dental para realizar esse tipo de tratamento, as recomendações alimentares serão diferentes, visto que, nesse caso, é importante consumir alimentos que ajudam no combate a manchas nos dentes.

Para finalizar, é fundamental conciliar essa alimentação baseada em alimentos que fortalecem o organismo, com práticas que também ajudam nisso. Fazer atividades físicas diariamente, por exemplo, é um dos principais caminhos. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.