Como o diabetes pode afetar a saude mental
Categorias:

Como o diabetes pode afetar a saúde mental?

Pode ser fácil esquecer que o diabetes não se trata apenas de comer as coisas certas e controlar o açúcar no sangue, mas também pode causar danos emocionais e afetar nossa saúde mental e bem-estar.

Neste blog da Eu Saudavel, estamos aumentando a conscientização sobre alguns dos problemas de saúde mental que uma pessoa com diabetes pode enfrentar e sugestões sobre como eles podem ser tratados.

Leia também:

Depressão

Todos nós nos sentimos para cima e para baixo de vez em quando, mas se você está se sentindo deprimido por um longo período de tempo, pode estar apresentando sintomas de depressão .

O diabetes às vezes pode ser difícil e opressor de controlar e foi demonstrado que a depressão é mais comum em alguém que foi diagnosticado. Você também pode se sentir mais cansado do que o normal, ter uma mudança no apetite ou ter menos interesse nas atividades que antes gostava de fazer.

A depressão pode parecer um ciclo vicioso para quebrar, mas você não está sozinho. Você pode participar da nossa comunidade no Facebook para ter acessar ao suporte de milhares de pessoas que passaram pela mesma experiência. Deixamos o link de acesso no final deste artigo.

Conversar com sua equipe de diabetes ou médico de família também pode ser útil, pois eles poderão sugerir as opções de tratamento disponíveis.

Esgotamento do diabetes

Como a depressão, a frustração e o estresse de controlar o diabetes também podem levar ao que é conhecido como ‘ esgotamento do diabetes. Isso é o que ocorre quando alguém se retira e negligencia seu diabetes. Os sinais a serem observados incluem monitoramento insuficiente de açúcar no sangue, hábitos alimentares pouco saudáveis ​​e falta de atendimento médico.

O esgotamento do diabetes pode ser evitado variando a dieta de uma pessoa, como experimentar novas receitas e fazer uma observação para ser mais gentil consigo mesmo. É perfeitamente normal às vezes sentir raiva ou chateado e você deve se dar permissão para se sentir assim. Buscar o apoio de um amigo ou parente ou compartilhar suas preocupações com a comunidade no Facebook também pode tornar as coisas um pouco mais fáceis de controlar.

Diabulimia

Embora ainda não seja reconhecida como uma condição médica, diabulimia é um termo usado para se referir a alguém com diabetes tipo 1 que tem um transtorno alimentar. Nesse caso, a pessoa vai reduzir ou parar de tomar a insulina para emagrecer, aumentando o risco de complicações como a cetoacidose diabética .

A diabulimia é mais prevalente em mulheres jovens de 15 a 30 anos, com 40% relatando que perderam as injeções para controlar o peso. Acredita-se que a diabulimia resulte de uma combinação de problemas físicos, sociais e mentais, como administrar hipoglicemias frequentes ou não ter um bom relacionamento com sua equipe de diabéticos.

Se você acha que você ou alguém que você conhece está apresentando sinais de diabulimia, é importante procurar a ajuda de um profissional de saúde que poderá oferecer terapia psicológica. Algumas pessoas podem achar difícil pedir ajuda e falar com alguém que você conhece, e a confiança pode ajudar a aliviar algumas das preocupações. Você também pode perguntar se eles podem comparecer às reuniões com você para obter suporte.

Ansiedade de hipoglicemia

Pode ser normal ter alguma preocupação com o controle do diabetes, mas se essa preocupação se tornar mais intensa e começar a interferir na vida diária, pode resultar em ansiedade.

Algumas pessoas podem sentir ansiedade em relação à queda excessiva dos níveis de glicose no sangue, o que também é conhecido como ansiedade de hipoglicemia. Isso pode resultar de hipoglicemia grave no passado, o que pode ter resultado em uma internação hospitalar ou algumas pessoas podem se sentir envergonhadas se começarem a apresentar sintomas em público.

Para lidar com a ansiedade de hipoglicemia, pode ser útil conversar com um membro de sua equipe de diabetes, que pode sugerir se você se beneficiaria de terapias de fala, como a terapia comportamental cognitiva (TCC), que pode ajudá-lo a lidar melhor com a ansiedade.

Gostou da matéria? Que tal compartilhar nas suas redes sociais. Assim você também estará ajudando outras pessoas que talvez esteja precisando de uma orientação. Juntos somos mais fortes!

Clique aqui para participar da comunidade no Facebook.